Outlet

Expectorantes

Mostrando 36 itens de 133

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4

Mostrando 36 itens de 133

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4

Mais sobre Expectorantes

Os remédios são drogas responsáveis pela estabilização das funções corporais quando algo de errado acontece em nosso organismo. Dentre as diversas medicações existentes no mercado, o expectorante é dos mais comuns, pois este auxilia no combate de moléstias mais simples, mas que com a falta do devido cuidado, podem piorar e gerar maiores complicações. 

A sua função consiste na estabilização do muco secretado em excesso pelo aparelho respiratório. Essa disfunção ocorre quando expiramos algum tipo de contaminação. 

O responsável pela formação do muco em nosso corpo é o aparelho respiratório. E esse processo é algo normal que acontece para hidratar as vias respiratórias. 

Como o nosso aparelho respiratório é responsável por filtrar diariamente mais de dez mil litros de ar, o que ocorre é que, esse processo sem a formação do muco nos deixaria sempre com as narinas irritadas e mais propensas a receber e instalar qualquer tipo de sujeira que fosse transportada pelo ar. 

Durante essa atuação de filtragem, mesmo com a formação desse muco que facilita o processo de expelir as impurezas, muitos corpos estranhos podem adentrar em nosso organismo. Corpos esses que eventualmente carregam patógenos tóxicos ao corpo humano, que podem variar entre fungos, bactérias ou mesmo vírus. Às vezes o sistema respiratório obtém sucesso em eliminar essas partículas invasoras, já em outros momentos não. 

O resultado dessa não eliminação, pode ser o desequilíbrio da composição do muco. O que desestabiliza todo o sistema respiratório. 

Um dos primeiros sintomas gerados por esse desequilíbrio, pode ser, quase sempre, o aparecimento de um muco mais espesso, que conhecemos como catarro.

Fisiologicamente falando, o muco é composto de 95% de água e 5% de glicoproteínas, eletrólitos, além de outros tipos de proteínas e proteoglicanos. Para realizar a sua tarefa em nosso corpo, o sistema mucociliar (nasofaringe e árvore traqueobrônquica) produz o muco através das células caliciformes e glândulas brônquicas e junto de um epitélio ciliado, umidifica e protege a mucosa. São esses cílios que fazem o muco transitar pela glote e pela orofaringe, onde ele poderá ser absorvido ou descartado.

Quando esse muco é modificado por alguma patologia, o corpo tem dificuldades de expeli-lo naturalmente como deve acontecer. E é a partir daqui que se inicia a função de um expectorante. 

O catarro é algo que, se não for expelido pelo corpo, pode ocasionar em problemas mais graves, como o peito chiando, a falta de ar ou mesmo infecções como pneumonia ou bronquite. 

Basicamente essa é a função do expectorante, eliminar o catarro, desobstruir as vias aéreas e evitar uma inflamação dessa perigosa secreção. 

Esse tipo de medicamento pode agir diminuindo o visco dessa secreção mucosa ou tornando-o mais líquido, fazendo com que fique menos denso e facilitando o trabalho de eliminação pelo corpo. Ele também pode causar uma irritação do sistema brônquico o que causaria um estímulo a um acesso de tosse, provocando assim o expurgo desse muco. 

Qual medicamento devo usar? 

Para saber qual o melhor remédio deve usar, é preciso antes de mais nada avaliar consultar um médico.Normalmente quando houver o caso de um muco muito denso e de difícil saída, é preciso utilizar algo que diminua essa viscosidade. Estes são conhecidos como mucocinéticos ou mucolíticos. Não são expectorantes, mas sim diminuidores da densidade do catarro. 

Eles agem diretamente na secreção mucosa reduzindo sua consistência e o tornando menos elástico. Pode causar um pouco de falta de ar, já que para tornar o muco mais fino e fácil de ser dissipado, ele pode ocasionar espasmos das vias aéreas. Esse tipo de medicamento não é indicado para pessoas que tenham crises relacionadas à asma. 

Esse tipo de droga também pode agir diretamente no epitélio ciliado, já que este é o responsável por fazer o muco circular. Dessa forma ele facilita a expectoração e alivia a tosse. 

Além dos mucocinéticos, existem também os do tipo expectorantes reflexos, que agem de forma diferente, mas possuem praticamente a mesma função Ao invés de afinar o catarro para uma passagem mais livre até a sua eliminação, ele age nos mecanismos responsáveis por expulsar essa secreção e não diretamente no catarro em si. 

Esses agem criando uma irritação nas vias respiratórias ocasionando em uma produção extra de muco na concentração fisiológica (95% água e 5 % glicoproteínas) esse muco então se mistura ao catarro tornando-o menos denso e mais fácil de ser eliminado. 

Embora existam as mais diversas marcas no mercado, é possível aferir um tempo médio entre 30 minutos a duas horas para começar a surtir algum efeito de alívio. 

É importante ressaltar que como para qualquer medicação a prescrição médica é fundamental para que se obtenha o melhor tipo de remédio para determinado problema. 

Os remédios expectorantes não possuem por si só o efeito curativo, mas sim de auxiliar no tratamento, que como já dito anteriormente, deve ser prescrito por um profissional autorizado da saúde. Mesmo que os expectorantes sejam remédios que podem ser comprados sem uma receita, obter a partir de uma consulta pode evitar efeitos colaterais indesejados e incômodos.

É possível prevenir esse tipo de enfermidade?

Talvez evitar um quadro como esse não seja tão fácil, afinal de contas já temos o muco para realizar esse intento. Mas alguns hábitos podem sim ajudar a ter chances melhores de precaução.

  • Evite fumar - Este hábito não é bom em nenhum momento das nossas vidas, mas  não é preciso dizer que é altamente perigoso para todo o nosso aparelho respiratório.
  • Beba muita água - tanto antes de adoecer quanto durante a doença, com a ingestão de líquidos fica muito mais fácil de se manter as vias respiratórias úmidas e hidratadas.
  • Manter-se em ambientes arejados e pouco poluídos.
  • Higienize as mãos frequentemente
  • Alimentação saudável e exercícios físicos ajudam a manter a imunidade nas alturas
Fechar

Clique aqui e saiba mais sobre a nossa
Política de Envio.
Consulte no rodapé da loja nossas políticas.